fbpx

“Orgulho60mais”: faça parte deste movimento!

Ter orgulho da própria idade foi o que motivou Maria Eugenia Souza Meireles, formada em Análise de Sistemas, com expertise em diversas instituições financeiras na área de tecnologia, a lançar o canal no YouTube “Orgulho60mais” (https://www.youtube.com/c/orgulho60mais) e a criar o movimento de mesmo nome, cujo objetivo é desmistificar a velhice e incentivar o protagonismo sênior. “Temos desafios em todas as idades, não apenas quando chegamos aos 60. Na infância temos diversos desafios, na adolescência também, assim como na vida adulta. Por que a Terceira Idade é tão vista como a única fase repleta de problemas ou que não temos mais o direito de sonhar, de aprender coisas novas e realizar sonhos, assim como em todas as demais fases que vivemos? A ideia do canal surgiu para servir de inspiração aos idosos, como eu, que chegaram aos 60 e não querem ser rotulados como ‘um idoso que não tem mais nada de novo para aprender’. Pelo contrário, nessa idade estamos ainda com disposição e podemos aprender coisas novas, instigar a nossa curiosidade e realizar o que desejamos!”, enfatiza a idealizadora, que, após se aposentar do mercado corporativo e querer mudar de atividade, aventurou-se em diversos cursos voltados à Terceira Idade para descobrir o que gostaria de fazer a partir daquele momento. 

Empreendedorismo no Sebrae, andragogia na terceira idade e até um mais inusitado que muitos maduros nem pensariam em fazer: “Profissão Repórter60+” (da jornalista Lilian Liang, em parceria com a Associação Centros Etievan); além de oficinas, como  “Criatividade para os idosos” (da ESPM), foram algumas das formações que Maria Eugênia concluiu. “As capacitações me trouxeram a percepção de que o termo ‘aposentado’ não fazia sentido, que significa a pessoa se recolher nos seus aposentos e não participar mais da sociedade, nem da vida. No curso de repórter havia um senhor de 80 anos e então comecei a refletir sobre todo o potencial que nós temos e que é desvalorizado pela mídia e pela sociedade”, diz.

Dessa forma, em julho de 2019, a idealizadora criou as redes sociais e o canal no YouTube do Orgulho60mais com a ideia de trazer vídeos inspiradores sobre como as pessoas se reinventaram nessa fase da vida. “Assim como existe o movimento LGBTQIAPN+,que traz a autoconsciência da pessoa se respeitar e ter orgulho dela mesma para depois a sociedade respeitá-la, o ‘Orgulho60mais’ também traz essa conotação aos idosos de autovalorização para, então, serem respeitados, sejam por amigos ou familiares”, explica a fundadora, que menciona um comentário que recebeu em seu canal de uma senhora que dizia que não era respeitada pelo filho. “O respeito precisa começar em nós mesmos, valorizando a nossa idade e, somente depois, é que teremos o respeito dos outros, da sociedade!”, enfatiza. 

Maria Eugênia ressalta ainda que a terceira idade, para muitos idosos, traz o significado de inutilidade, pelo fato de já terem ‘cumprido’ sua missão na vida, que é a de educar os filhos. “Nosso papel vai muito além das questões familiares, assim como é comum as pessoas falarem ‘o jovem tem toda uma vida pela frente’, mas e todas as conquistas que já tivemos, tudo o que vivemos até aqui também precisa ser valorizado pelo próprio idoso, que, muitas vezes não aceita a idade que tem e não valoriza toda a sua jornada para chegar aonde chegou. Trata-se ainda de uma nova etapa de vitória que merece ser tão bem vivida quanto as anteriores”, diz. 

Ela destaca ainda que os maduros de hoje precisam entender que estamos vivendo também uma revolução cultural, de comportamento e, mais recentemente, uma evolução na longevidade, que considera que o idoso de hoje não é o ‘velho’ de antigamente. “No entanto, muitos idosos se sentem ainda dessa forma e são essas crenças e paradigmas sobre o envelhecimento que queremos quebrar com o Orgulho60mais”, explica Maria Eugênia.

Com a retomada das atividades após a pandemia, ela planeja realizar encontros e eventos com o público do canal para estimular a interação e a socialização entre os longevos. “Durante os cursos que participei, notei que os grupos de interação, como WhatsApp, ajudam muito o idoso a ver com positividade a Terceira Idade. Por isso, além de manter os vídeos no canal com a participação de pessoas que sirvam de inspiração aos 60+, quero também estimular a interação por meio dos encontros presenciais, que trabalham bastante a importante questão de pertencimento e de estímulo a novas amizades, tão ausente neste público”, explica. 

Maria Eugênia destaca que o Orgulho60mais está aberto para parcerias para promover as ações presenciais. Os interessados devem entrar em contato pelas redes sociais:

www.orgulho60mais.com.br

Facebook: Orgulho60+

Instagram: @orgulho60mais

Leave a Comment