fbpx

Saiba quais cuidados as mulheres da terceira idade devem ter com a saúde feminina

Na semana do Dia Internacional da Mulher, que tal aproveitar a vibe em que relembramos toda a força feminina que as mulheres têm para enfrentarem suas batalhas diárias, mantendo sua docilidade e o jeito feminino e especial de ser; mas ressaltarmos a importância de lembrarmos do quanto precisamos cuidar da saúde feminina?

Com a correria da rotina, é comum só buscarmos os profissionais da saúde quando algum sintoma já nos revela que algo em determinada área do nosso corpo não vai bem. Mas, é preciso que exames – os famosos check-ups – sejam feitos de forma periódica, ao menos, uma vez ao ano.

Ainda mais que, de acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2019, a expectativa de vida das brasileiras é de 80,1 anos. E isso significa que, sem dúvida, é preciso olhar com mais carinho e cuidado para a saúde das mulheres na terceira idade. Afinal, viver com qualidade e envelhecer com longevidade é direito de todas, ainda para aquelas que já deixaram tantas contribuições para os mais novos. Por isso, é preciso manter os cuidados com a saúde no pós-menopausa, como se prevenir de doenças ginecológicas, além da importância de manter hábitos saudáveis nessa faixa etária.

Cuidados após a menopausa

É comum as mulheres, após a menopausa, geralmente estarem mais tranquilas quanto aos cuidados com a saúde do corpo. No entanto, não é porque a menstruação e os famosos “calorões” não ocorrem mais que os cuidados com a saúde em geral e principalmente com as questões ginecológicas podem ser deixados de lado, pelo contrário. Para seguir desfrutando de uma vida saudável, é preciso manter a frequência de consultas e exames médicos periódicos preventivos.

Vale lembrar que a terceira idade é uma fase onde os sonhos e objetivos antigos devem ser revisitados, além do que as mães desempenham ainda o importante papel de conselheira dos filhos, desfrutam o crescimento dos netos e devem aproveitar a aposentadoria para viajar e passear. E, assim, usufruir dessa fase com tranquilidade, ter saúde é fundamental.

Exatamente por isso que a prevenção é importante não apenas na detecção de doenças, mas em sua descoberta precoce para o sucesso da eficácia dos tratamentos quando necessários. Ainda mais na terceira idade, quando, com o processo natural de envelhecimento, a imunidade tende a diminuir. No caso do sexo feminino, mesmo que a fase reprodutiva já tenha passado, a manutenção da saúde íntima deve estar sempre em dia, ainda mais que a vida sexual pode e deve continuar.

Além disso, há doenças ginecológicas que acometem as mulheres em idades mais avançadas, como o câncer de mama, de vulva, de endométrio, ovário e de útero, que exigem atenção redobrada e exames rotineiros para a detecção precoce.

Cuidados íntimos

Os cuidados com a higiene devem ser redobrados na terceira idade, pois a pele das pessoas idosas fica mais fina e frágil. Por isso, é preciso melhorar a hidratação, além dos cuidados com a região íntima, como a utilização de sabonetes neutros, de preferência, para não influenciar no pH da flora vaginal natural. O ideal é evitar perfumes e produtos químicos que podem causar alergias e aumentar a predisposição a infecções.

Outra orientação é que as roupas íntimas não sejam apertadas e os tecidos sejam leves para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Vale lembrar que as idosas que têm uma vida sexual ativa, é fundamental que façam uso de preservativos em todas as relações sexuais. Apesar de não haver possibilidade de gravidez, a camisinha protege contra diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre as quais podemos destacar doenças graves como o HIV (causador da AIDS) e a hepatite B, além de sífilis, clamídia, gonorreia, entre outras.

Fonte: https://blog.circulosaude.com.br/2021/02/25/saude-das-mulheres-na-terceira-idade-quais-cuidados-devem-ser-tomados/

Leave a Comment