fbpx

Campanha Janeiro Branco: a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional

Você sabia que no primeiro mês do ano acontece a campanha Janeiro Branco, de conscientização e prevenção da humanidade em relação à saúde mental e emocional? Afinal, é neste período – fim e início de um novo ano – que estamos mais propensos a refletirmos sobre as nossas vidas, tudo o que aconteceu no ano que findou e nossas relações sociais. Muitas pessoas chegam a reflexões mais profundas, como condições de existência, suas emoções e em seus sentidos existenciais.

Além dos balanços e desejos que traçamos para o ano vindouro, soma-se ao período a situação da pandemia que ainda persiste com a nova variante da Covid, a Ômicron, juntamente com o surto de H3N2 e até mesmo a contaminação simultânea, apelidada de ‘Flurona’, que acabou obrigando o isolamento de inúmeras pessoas que se contaminaram antes mesmo das confraternizações e tiveram que passar isoladas as datas comemorativas; além das que sofrem com as sequelas do pós-Covid, como problemas de saúde e emocionais.

Vale lembrar ainda, que a depressão e ansiedade são as doenças emocionais que comumente afetam os idosos e, com a questão da pandemia ao longo dos últimos dois anos, os números de pessoas da terceira idade depressivas e com quadros de ansiedade por conta do isolamento aumentaram consideravelmente.

Por isso a importância da campanha Janeiro Branco, que teve início em 2014 e destaca o início do ano como em uma “folha ou em uma tela em branco”, em que todas as pessoas possam ser inspiradas a escrever ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

E, mais do que isso, ressalta o combate aos tabus e preconceitos que ainda existem em relação à busca de ajuda profissional no trato das doenças emocionais, que ainda são vistas por muitas pessoas sem a devida seriedade. Por isso, a qualquer sintoma de apatia, tristeza, falta de vontade de viver, alterações no sono, sensação de que a vida perdeu cor, alterações no apetite, medo excessivo, sensação de morte, entre outros aspectos, é imprescindível buscar ajuda médica.

O psiquiatra Agamenon Honório, em entrevista à Band News sobre o Janeiro Branco, ressalta a importância das pessoas estarem bem no presente, ao invés de se prepararem para o ano todo de 2022. “Estando bem no hoje, consigo mesmas e a todo instante, é mais fácil estarem bem com os outros e, assim, fazerem uma projeção melhor para o futuro”, explica. Assista:

Fonte: https://janeirobranco.com.br/

Leave a Comment