fbpx

Os cuidados que você precisa ter para enfrentar a estação mais fria do ano

O inverno chegou com uma grande onda de frente fria, que derrubou as temperaturas de forma rigorosa, chegando a 5ºC na capital paulista e promovendo geadas ao sul do país. Os meteorologistas prevêem uma segunda onda no início de agosto, que manterá as temperaturas em torno de 10ºC em todo o estado de São Paulo. Por isso, é preciso se preparar para enfrentar o período com cuidados adequados para garantir a saúde, ainda mais porque nesta época do ano, o perigo de gripes e resfriados evoluírem para algo mais grave aumenta ainda mais, principalmente nos idosos.

Beba líquido

Apesar da estação mais fria do ano nos fazer beber menos água do que no verão, é importante manter a hidratação. Os chás são uma boa pedida, afinal, uma bebida quente ajuda a esquentar o corpo. Mas, atenção: não tome bebidas extremamente quentes, pois o consumo frequente de líquidos em alta temperatura pode provocar câncer de esôfago.

Cuidados com a alimentação

No inverno, é normal não querermos ingerir muitas saladas, já que são geladas e a estação pede comidas quentes. Abuse então dos caldos e das sopas, que são também nutritivas, além das comidinhas da estação, como pinhão, fondue, vinho quente (claro, desde que esteja em dia com a saúde). 

Ainda que as baixas temperaturas não estimulem o consumo de frutas, vale o esforço para mantê-las na rotina, pois o ideal é o consumo de, no mínimo, três porções diárias por dia.

Ambiente

Apesar das temperaturas baixas e dos ventos gelados, é ideal manter a casa sempre arejada, com as janelas abertas para ventilar os ambientes, ainda mais em tempos de coronavírus. 

Prepare-se para o frio: deixe cobertas nos sofás, por exemplo. Assim, quando sentir aquele vento mais gelado de quando chega o fim da tarde, você poderá se esquentar. E, claro, tire dos armários os casacos quentes, mantendo-os também sempre em locais de fácil acesso.

Pele

Manter a hidratação da pele é fundamental, uma vez que as baixas temperaturas são propícias para causar o ressecamento e até provocar machucados e feridas na pele dos idosos, que, com o envelhecimento, vai se tornando mais fina e delicada. Por isso, use e abuse de cremes hidratantes no corpo e também no rosto.

Outra dica é evitar banhos muito longos e muito quentes, que também tendem a prejudicar e ressecar ainda mais a pele.

E não é porque estamos no inverno que o protetor solar deve ser deixado de lado. Ele deve continuar na rotina diária, bem como os protetores labiais, já que os lábios sofrem também com as baixas temperaturas e ficam ressecados. 

As mãos e os pés também merecem atenção especial e devem ser cuidados com cremes específicos. 

Não esqueça também de aproveitar os dias ensolarados e caminhar ao sol para estimular a vitamina D, o que o ajudará também a praticar atividade física, ideal para garantir a saúde no inverno.

Roupas

O inverno pede cuidado redobrado para manter o corpo sempre aquecido, ainda mais que, com as quedas de temperaturas durante as madrugadas, os idosos sofrem ainda mais com o frio. Então é hora de tirar do armário as roupas quentes e cobertores e manter-se sempre agasalhado para não dar espaço para as friagens, gripes e resfriados, ainda mais que estamos ainda em pandemia.

Proteger as extremidades, como pés e mãos também é importante para evitar rachaduras e ressecamentos. Por isso, abuse de luvas, meias grossas, gorros, cachecóis, entre outros.

Vacina da gripe

Você está em dia com a vacina da gripe? Ela faz parte do Plano Nacional de Imunização para prevenção contra a influenza, que causa uma doença respiratória aguda, sendo a causa mais frequente de enfermidades desse tipo durante o inverno, e que, assim como a Covid-19, tem a probabilidade de ser ainda mais grave em pessoas com comorbidades.

É importante manter um período de, no mínimo, 14 dias entre uma vacina e outra, caso você tenha tomado recentemente a da Covid-19. Programe-se para tomar a da influenza.

Tomando os devidos cuidados, aproveite a estação da melhor forma: prepare aquela sopa bem saborosa ou simplesmente escolha um filme, pegue a sua coberta, faça um chá quentinho bem gostoso e pronto! Curta o inverno com saúde!

Acessórios para o inverno

Quem sofre com dor muscular, pode sentir ainda mais dores durante as baixas temperaturas da estação por conta do frio. Por isso, optar por bolsas de água quente é uma boa pedida para amenizar o desconforto de dores musculares, na coluna, pescoço, entre outros. Em nossa loja, na categoria Longevidade, temos a opção de bolsa de 1,4L para água quente, que vem com uma capa protetora que irá proteger a sua pele, além de manter a temperatura por 48 horas.

Quem tem a companhia do marido ou filho, aproveite o inverno para jogar baralho, já que ainda permanecemos em pandemia. Em nossa loja temos diversas opções de baralho com números grandes para facilitar a sua diversão! Confira:

Fontes:

https://longevidaderesidencial.com.br/cuidados-com-idosos-no-inverno-conheca-os-7-principais/

https://www.somos60mais.com.br/doencas-respiratorias-aumentam-durante-o-inverno-saiba-como-se-prevenir/

Leave a Comment