Os benefícios de ter um animal de estimação na terceira idade
Muitas pessoas na terceira idade dizem não querer mais ter animais de estimação porque acreditam que não terão condições físicas para cuidar de um. Mas, você sabia que, sabendo escolher um pet adequado, os benefícios são inúmeros, como proporcionar bem-estar físico e emocional?
Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo National Center for Biotechnology Information, que diz que ter um animal de estimação na melhor idade ajuda a combater a solidão, além de diminuir o estresse, o mau humor, a insônia e a depressão.
Outra vantagem que os pets trazem aos idosos é na parte física: brincar com o bichinho torna a pessoa mais ativa, pois mesmo dentro de casa ou no quintal, os animais nos ajudam a movimentar o corpo, nem que seja para atirar a bolinha.
Mas, claro, é preciso atenção na hora de escolher o melhor amigo. Animais de médio ou pequeno portes são os mais indicados. Prefira também os adultos, que não são tão ativos quanto os filhotes. Uma boa escolha são os ‘vira-lata’, que são sem raça definida, conhecidos por apresentarem mais resistência quanto à saúde e serem muito afetuosos.
E recomendamos que, ao invés de comprar um animal, você opte pela adoção, já que inúmeros bichinhos estão disponíveis para serem acolhidos em um lar.
Por conta da pandemia, há diversas instituições que estão realizando a adoção on-line, como o Instituto Luisa Mell e o Amigo Não se Compra:
https://www.amigonaosecompra.com.br
Fonte:
https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/2018-07-26/importancia-caes-terceira-idade.html