fbpx

Outubro Rosa: uma importante campanha de conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de mama

O Outubro Rosa traz a importante campanha de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos tipos mais comuns de câncer e que acomete as mulheres no Brasil e no mundo. Apesar de ser mais incidente em mulheres acima de 50 anos, a doença pode também acometer as mais jovens e até mesmo os homens, ainda que essa possibilidade seja mais rara de ocorrer. 

Como na maioria dos casos, o tumor localizado na mama se desenvolve de forma progressiva e rápida, por isso, a realização de exames de mamografia e check-ups frequentes indicados pelo ginecologista são importantes para o diagnóstico precoce da doença, aumentando, assim, as chances de cura da paciente.  Segundo dados do Ministério da Saúde, quando os tumores estão nos estágios 1 ou 2, as chance de cura vão para 90%, enquanto quando o diagnóstico é tardio (tumores em estágios 3 ou 4), caem para 40%. Por isso, é importante realizar os seus exames periodicamente.

Além disso, é preciso que as mulheres façam autoexames em casa, observando atentamente se há a presença de alguns dos sinais, que podem ser indicativos da doença, como nódulos/caroços, vermelhidão ou inchaço dos mamilos, pele enrugada com aspecto de casca de laranja, saída de secreção transparente ou avermelhada pelos mamilos; alterações ou feridas nos mamilos e nódulos/caroços nas axilas ou no pescoço.

Como prevenir o câncer de mama

Manter uma rotina de hábitos saudáveis é uma das melhores formas de prevenção do câncer de mama, como ter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regularmente; evitar o consumo de álcool e cigarros, evitar o uso incorreto de anticoncepcionais incorretamente ou de medicamentos com função de reposição hormonal. 

No caso das mulheres lactantes, o ideal é amamentar. 

E, claro, mantenha os check-ups e exames das mamas sempre em dia com o seu ginecologista.

Fontes:

https://blog.drconsulta.com/cancer-de-mama-sintomas-prevencao-e-tratamento/

http://www.outubrorosa.org.br/objetivo.htm

Leave a Comment