fbpx

Dicas práticas para manter a sua mente ativa

Quando falamos em atividades para ocupar o tempo durante o isolamento social, sabemos que muitas pessoas acima dos 60 anos desanimam, principalmente por não saberem, de fato, o que fazer, diante de tantas lives e dicas que pipocam na internet. E, assim, acabam não fazendo nada e deixando a tristeza e a angústia tomarem conta dos pensamentos.

Pensando nisso e como forma de ajudar os mais experientes a lidar com o lado emocional nesse momento, a psicóloga Nori Navarro de O. Marchini dá dicas de como manter a mente ativa. Afinal, como diz o ditado: “mente vazia, oficina do diabo”. Ela é também idealizadora do projeto Amigos do Tempo, que tem o objetivo de resgatar as histórias de vida das pessoas acima de 60 anos, por meio de workshops, visitas a museus e oficinas dedicadas à escrita do livro do participante, ou contos, poesias e livro de artista. 

“Lembre-se que  seus neurônios só são ativados e incentivados a crescerem quando saímos do piloto automático e vamos em busca de novidades que nos façam ter esforço intelectual. Por isso, para exercitar o nosso cérebro, o ideal é sempre estarmos pensando, fazendo e aprendendo coisas novas”, diz Nori.

Confira suas dicas:

– Este é o momento de experimentar: faça uma lista de coisas novas que gostaria de experimenta e pratique, por exemplo: aprender um novo idioma.

– Aprenda a escanear as suas fotos em papel para digitalizá-las e as organize em seu computador.

– Aprender a fazer meditação (postamos aqui alguns aplicativos para você fazer do seu celular, confira! Cliquei aqui) para praticar de 10 a 15 minutos  por dia.

– Tente aprender algo que sempre lhe atraiu, mas parecia difícil (mas, claro, considerando a quarentena, veja o que é viável).

– Explore a tecnologia e a internet: faça um curso on-line!

– Procure atividades ou ferramentas de tecnologia que estejam no nível de dificuldade certo para você! Lembrando que se o jogo for muito fácil não irá estimular suas conexões neuronais e você ficará entediado. Se for muito difícil, você vai se sentir frustrado e nervoso. Então escolha os jogos que trazem certo desafio, mas sem sofrimento! Assim, você se sentirá motivado a avançar os níveis.

– Faça parte de grupos de estudos ou oficinas temáticas – o projeto  Amigos do Tempo, por conta da situação atual, está atendendo on-line, individualmente ou em grupo, via WhatsApp ou Skype! Nori ressalta ainda que todas essas atividades sugeridas são abordadas em seus grupos com o objetivo de trabalhar as memórias passadas, intermediárias e as atuais. As inscrições da próxima turma on-line para pessoas acima de 50 anos já estão abertas e os encontros são semanais. Caso tenha interesse, entre em contato com a psicóloga: (11) 99343-4070. 

Conclusão

Encontre maneiras novas e divertidas de exercitar e aguçar o seu cérebro! Desafie-se a encontrar atividades diferentes, busque sair da zona de conforto, mas, claro, desde que respeite o seu ritmo! Vale ressaltar que é também importante não se cobrar tanto para se manter ativo o tempo inteiro, pois esta atitude pode trazer sentimentos contrários ao que buscamos! Descanse a mente quando se sentir cansado, respeitando os limites do seu corpo, sempre!

Leave a Comment