Plataforma reúne iniciativas para ajudar idosos na quarentena
Lidar com o isolamento social tem sido desafiador, principalmente para o público acima de 60 anos. Afinal, deixar de ter o convívio com filhos, netos e amigos, para muitos, tem trazido solidão, angústia e tristeza.
Pensando nisso, a startup Janno criou o site colaborativo Mapa 60 Mais (https://www.mapa60mais.com/blog) para divulgar iniciativas à terceira idade durante a pandemia do coronavírus. Assim, as empresas, ONGs e entidades podem cadastrar suas ações para que o idoso e familiares possam usufruí-las e, assim, todos consigam lidar da melhor forma com a quarentena. Confira algumas das iniciativas:
Laços
Em tempos de isolamento social, uma das principais dificuldades da maioria das pessoas que moram sozinhas é sentir solidão. Pensando nisso, entre as iniciativas cadastradas, está a plataforma “Laços”, que tem o objetivo de criar um espaço de diálogo entre gerações por meio de ligações, com a finalidade de resgatar memórias e histórias que constituem a identidade dos mais velhos e também promover uma humanização nos jovens, aprendendo e refletindo sobre o processo de envelhecimento.
Para participar é preciso se cadastrar, dizer quais assuntos mais gosta de conversar e o período em que você está disponível. Assim, você poderá escolher quais são as pessoas que estão disponíveis para conversar com você, mas que gostem dos mesmos assuntos. A plataforma também indica se a pessoa é experiente ou jovem. Acesse: https://lacos.digital/
Inclusão digital
Com a pandemia causada pelo coronavírus, os idosos se viram, do dia pra noite, obrigados a saber utilizar mais ainda o celular para manter a comunicação com seus filhos, netos, familiares e amigos. Pensando nessa necessidade, algumas empresas se cadastraram no Mapa 60+ para ajudar a inclusão digital das pessoas da melhor idade:
Conviver e conectar (http://www.convivereconectar.com/) é um blog que traz diversas dicas de melhorar o uso do celular, como limpar a memória do smartphone, que normalmente é lotada pelas imagens e vídeos, tão comumente compartilhados pelo WhatsApp.
Lilian Dias Bernardo, coordenadora de um projeto de inclusão digital para idosos (parceria entre IFRJ e UFPR), e sua equipe estão fazendo vídeos com explicações sobre como fazer chamadas em vídeos pelo WhatsApp, como identificar fake news, onde procurar informações confiáveis sobre a Covid-19. As informações são postadas nas conta de Instagram: @to_gerontologia e @idaiufprifrj.
Dúvidas podem ser enviadas para: lilian.dias@gmail.com
Exercitando o cérebro
Exercitar o cérebro e mantê-lo sempre ativo é um dos segredos da boa saúde mental em idosos. O aplicativo Cérebro Ativo possui jogos com ênfase no público 60+ e utiliza o conceito do modelo biopsicossocial para integrar monitoramento da saúde com treinamento de habilidades cognitivas, físicas e sociais. Neste período de isolamento, a solução está gratuita e a equipe da ISGAME faz um bate papo diário com atividades online. Acesse: https://isgame.com.br/app-cerebro-ativo/
Documentário Longeviver
Longeviver é uma série de mini documentários com temas voltados ao envelhecimento e à revolução da longevidade. Ao longos dos episódios você conhecerá histórias incríveis e inspiradoras de idosos que se reinventaram, superaram grandes dificuldades e vivem a velhice de forma leve, divertida e com qualidade de vida! Assista:
Quer entrar em contato com a produtora e apresentadora do documentário? Envie um e-mail para a Bianca Oliveira: bianca.oliveira47@gmail.com
Aulas de teatro on-line
O Elton Victor ministra aulas de teatro há 10 anos para maduros e, com a pandemia, criou o canal no YouTube T3rceiro ato para compartilhar atividades que estimulem a criatividade por meio de contação de histórias, jogos de teatro, conversas e depoimentos. E o mais bacana: é só ver os vídeos no link: https://youtu.be/wueukMJTdm8 e participar! Temos certeza que você irá se divertir muito!
Qualquer dúvida, fale com o Elton: eltonvitor27@gmail.com
Informações e dicas de produtividade trabalhando em casa
A Maturi é uma plataforma pioneira de trabalho e empreendedorismo 50+ e, em meio à pandemia do coronavírus, está disponibilizando conteúdo online gratuito de qualidade e feito especialmente para os 50+ sobre atualização tecnológica, trabalho remoto, empreendedorismo, autoconhecimento, saúde e bem-estar e recolocação. A Maturi também é detentora das plataformas MaturiJobs e MaturiServices para os 50+ buscarem gratuitamente oportunidades de trabalho em empregos formais ou pontuais/temporários.
Saiba mais em: www.maturi.com.br
Peça ajuda!
A Mais Vívida (https://www.maisvivida.com.br/) é uma plataforma que tem o objetivo de ajudar pessoas acima de 65 anos, principalmente nesta quarentena. De forma remota e gratuita, são três tipos de ajuda que o idoso pode solicitar aos voluntários cadastrados, os chamados ‘anjos’: retirada de medicamentos ou compras em supermercados; ajuda com a tecnologia para instalar e utilizar aplicativos de delivery e conversar com algum anjo via telefone, mensagens ou teleatendimento. Para solicitar ajuda é preciso fazer o cadastro no site: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScB1m6iUEDaVwdHMxXTiWIdcxT1bB0nzRkNT4yaYHr4KAt_pA/viewform
Conversar, um dos melhores remédios para a solidão
Você é aposentada ou está se preparando para a aposentadoria e se sente sozinha nessa jornada? A Revolução da Aposentadoria para Mulheres tem um grupo de WhatsApp gratuito para mulheres aposentadas ou que querem se preparar para essa fase. O objetivo é conferir apoio nas dificuldades que estão vivendo agora e conseguirem construir soluções pensando também no futuro. Há ainda encontros on-line acontecem para aprofundar as discussões, trocas e criação de vínculos sociais. Nesse grupo ninguém está sozinha.
Confira pelo Instagram: @ceciliaxavieroficial
Informações do responsável – e-mail: cecilia@tranpolim60mais.com
Telefone: (31) 9880-64220
Atendimento psicológico
A psicóloga Edinéia Freire também cadastrou no Mapa 60 Mais um plantão psicológico gratuito aos idosos durante a pandemia: você pode ligar apenas para bater um papo, para fazer um desabafo ou compartilhar aquilo que deseja.
Confira o seu perfil no Instagram: @edineafreire
Qualquer dúvida, ela atende pelo email: riachoamarelo@gmail.com ou pelo telefone: (31) 98735-4326.
Exercite o seu corpo!
Como forma de ajudar as pessoas a se exercitarem em casa, o site www.40mais.com.br oferece aulas de ginástica on-line, que podem ser feitas por pessoas acima de 40 anos. São exercícios de condicionamento físico, Pilates e alongamento sem materiais ou com materiais que as pessoas têm em casa. Acesse: https://www.40mais.com.br/emcasa/
O Maduras, Saudáveis e Poderoras também faz lives com exercícios físicos para pessoas acima de 60 anos, comandados por Ana Prietsch, no Instagram: https://www.instagram.com/maduras.saudaveis.e.poderosas/.
Em seu perfil, ela dá ainda dicas de alimentação saudável, autoestima e como ter qualidade de vida, principalmente nesta quarentena!
Além dessas iniciativas que mencionamos, há diversas outras que você pode conferir no site. https://www.mapa60mais.com/ . E quem tem empresa e pode contribuir de alguma forma, a sua ajuda será super bem-vinda! Participe!