Fronteiras dos relacionamentos: casais em tempos de coronavírus
Por Nori Navarro de O. Marchini*
Somos pessoas em constante transformação e desenvolvimento.
Neste momento em que a quarentena se faz necessária, temos a oportunidade de entrarmos em contato com nosso Eu mais profundo e buscarmos o que temos de melhor, podendo assim perceber o melhor da pessoa que está ao nosso lado. Vivemos e percebemos a impermanência da nossa existência presente durante este período de coronavírus, entrando assim em contato mais profundo com as nossas interdependências referentes aos nossos parceiros, mundo e a própria natureza. Nos deparamos no isolamento ainda com nossas dificuldades, medos e angústias, correndo assim o risco de culparmos nossa companheira ou companheiro direta ou indiretamente pela nossa fadiga mental e física, mas esquecemos que a outra pessoa se encontra na mesma situação de confinamento e stress.
Temos neste momento a oportunidade de refletirmos e exercitarmos o perdão (perdoarmos e pedirmos perdão), a empatia, resiliência e o desapego de atitudes relacionadas aos nossos erros do passado ou presente.
DESAPEGAR será o exercício para que nós possamos continuar nossa caminhada e nos aproximarmos da preciosa sabedoria que a maturidade tem a nos oferecer. É momento de nos tornarmos seres humanos mais tranquilos e senhores de uma paz interior. O convite é desapegar, abandonar o Guerreiro ou Guerreira, e olharmos para dentro e ouvirmos nossas almas rumo ao amor, equilíbrio e sabedoria.
Você está fazendo este exercício? O que está acontecendo com seu Eu Sagrado?
Este é o momento precioso para refletirmos.
*Nori Navarro de O. Marchini é psicóloga, idealizadora do projeto Amigos do Tempo, que tem o objetivo de resgatar as histórias de vida das pessoas acima de 60 anos, por meio de workshops, visitas a museus e oficinas dedicadas à escrita do livro do participante, ou contos, poesias e livro de artista. Em tempos de pandemia, Nori atende com terapia individual e em grupo via Skype ou WhatsApp: (11) 99343-4070.