fbpx

Aplicativos gratuitos de meditação ajudam a acalmar a mente e o coração

Em tempos de quarentena, que tal aproveitar o tempo para meditar e, assim, acalmar a mente e o coração? Apesar de muitas pessoas não terem interesse pela prática da meditação, principalmente no público acima de 60 anos, você sabia que meditar é uma excelente ferramenta para lidar com a ansiedade, angústia e o medo, que tanto nos assola nos tempos de hoje?

Assim, você ocupa o seu tempo cuidando da sua saúde mental, tão importante para conseguir lidar da melhor forma com o isolamento por conta do coronavírus.

E exatamente por conta do confinamento que todos estão enfrentando, alguns aplicativos estão disponibilizando meditações gratuitas. Separamos algumas opções, que achamos as mais fáceis de vocês usarem. Eles servem tanto em celulares com sistema Android, quanto iOs (Apple). Vamos lá?

Medite.se

O aplicativo é em português, na voz do seu idealizador Tadashi Kadomoto, e traz, de forma intuitiva, os passos para você começar a meditar, mesmo que nunca tenha praticado antes. Comece pelo “Básico – introdução à meditação”: há uma breve explicação introdutória para você iniciar. São 7 sessões para você fazer uma a cada dia – e não adianta querer fazer todas de uma vez, porque as meditações ficam disponíveis apenas uma por dia e as próximas vão sendo desbloqueadas depois que você faz a anterior.

Para quem já está acostumado a meditar, o aplicativo traz vários níveis e tipos de meditações, além de orações e mantras para quem prefere orar nesse momento. 

telas do aplicativo medite-se

Zen 

O aplicativo é pago, mas, por conta da quarentena, foi liberada uma área “Grátis”. Na voz da Youtuber Juliana Goes, são diversos tipos de meditação, com temas variados, de acordo com o seu estado emocional. Para os celulares iPhone, você escolhe os temas: desânimo, tristeza, tranquilidade, insônia, entre outros. Já nos smartphones do sistema Android (Motorola, Asus, Samsung, LG, por exemplo), há uma espécie de termômetro com duas carinhas: uma ‘neutra’ na ponta esquerda e outra sorrindo, na direita. Dependendo da bolinha que você posicionar (mais para a esquerda ou direita), o aplicativo seleciona uma meditação com os temas mencionados (ansiedade, tristeza, desânimo ou ânimo, insônia, etc). 

Para quem tem disciplina para seguir diariamente, há um programa de 21 dias de meditação, além de outras áreas sinalizadas com a palavra ‘grátis’, como “Compartilhando Histórias” para inspirar as pessoas a superarem suas dificuldades, além de mantras, que também são ótimas ferramentas para mudar a energia do ambiente.

telas do aplicativo zen

Vivo Meditação

O aplicativo é pago, mas, por conta desse momento caótico, foram liberadas meditações gratuitas na área “Paz no Caos”, com o objetivo de nos acalmar nessa fase cheia de incertezas e medos. A cada meditação, você pode escolher o tempo que você tem para a prática: 10, 20 ou 30 minutos, além de ser possível também selecionar o fundo musical mais confortável para você (veja nos ícones, que indicam som de mantra, de natureza, de chuva e música).

telas do aplicativo Vivo meditação


Caso você ache muito complicado instalar aplicativos, separamos dois vídeos de meditação que selecionamos no Youtube e que podem te ajudar:

Esta oração abaixo que compartilhamos com vocês é a do Ho’oponopono, uma técnica ancestral havaiana criada por Morrnah Namalaku Simeona, que limpa as mágoas do passado por meio do perdão, da gratidão e do amor, trazendo, dessa forma, um estado de paz (que é tudo o que precisamos no momento!):

One thought on “Aplicativos gratuitos de meditação ajudam a acalmar a mente e o coração”
Leave a Comment