Quarentena: Será que não é uma oportunidade para realizar alguns dos seus sonhos?
Por Maria Antonieta Voivodic*
Vivemos momentos difíceis… A ameaça de um vírus que não conhecemos, nos deixa apreensivos. Principalmente nós, os idosos, que somos os mais vulneráveis a esse vírus e com maior risco de complicações.
Resultado -Temos que ficar em casa, sem sair para nada!
É lógico que isso impacta nosso dia a dia, acostumados que estamos a poder sair, viajar e fazer tudo sozinhos, sendo os próprios gerentes de nossas vidas.
Muitos idosos têm se mostrado mais apáticos, mais depressivos até, principalmente pela ausência de relacionamentos, até com filhos e netos.
Aposentei-me há poucos meses e, como acontece com quase todos, trazia para esse momento da vida muitos desejos e planos, que compreensivelmente, não era possível de serem realizados com a rotina estafante de trabalho.
Porém, até agora, depois de alguns meses, embora minha vida esteja mais sossegada, ainda não tinha iniciado realmente coisas que tinha me proposto a fazer como aposentada. O dia a dia acabava sendo muito preenchido com filhos, cuidar de netos, obrigações, tratamentos médicos, viajar para praia, encontrar os amigos… Embora essas coisas também fizessem parte dos meus planos de aposentadoria, não eram tudo. Precisava cuidar mais de minhas possibilidades corporais, fazendo exercícios constantes. Queria ler mais, coisa que adoro.
Sempre tive vontade de escrever histórias infantis, o que já tinha feito há alguns anos e, até agora, estava sem tempo até para sentar diante do computador. Queria também fazer um voluntariado de contar histórias em hospitais, mas atualmente, com certeza esse plano terá que ser adiado.
Com o isolamento compulsório que estamos vivendo, preferi em vez de reclamar de tudo que estava sentindo falta, colocar mãos à obra e fazer o que até agora não tinha experimentado como aposentada. Estou dormindo mais, fazendo exercícios e caminhadas em casa, lendo muito e finalmente voltei a escrever histórias infantis. Estou adorando! Parece que o dique de uma represa foi aberto! Quando estou escrevendo uma história, ideias para as próximas já estão em minha cabeça.
Embora esteja sentindo falta de muitas coisas, principalmente do contatos com filhos, netos e amigos, esta foi uma oportunidade valiosa para mudanças.
E você? O que gostaria de mudar? Quais os seus sonhos? Será que esta não é a oportunidade de realizá-los?
*Maria Antonieta Voivodic é psicóloga, atuou em escola de educação infantil por 42 anos e atualmente está aposentada.