fbpx

O coronavírus e a terceira idade

Você, assim como eu, certamente não aguenta mais ouvir falar sobre o coronavírus e o quanto nós, da terceira idade, somos o público-alvo da doença.

Consequentemente, claro que o sentimento de vulnerabilidade toma o nosso ser, o medo de sermos contaminados acaba tirando o nosso sono. 

Ainda mais porque os nossos filhos, netos e parentes nos cobram o tempo todo se estamos, de fato, isolados em casa, e querem nos matar quando damos uma ‘saidinha à rua’. 

A questão é bastante tensa, confesso, mas, precisamos olhar o fato com realidade e… calma! Muita calma para não entrarmos em pânico. 

Como sabemos que o vírus ataca o sistema respiratório, precisamos estar, de fato, atentos à nossa imunidade: redobrar os cuidados com a nossa alimentação, que deve ser saudável, com ingredientes nutritivos, e reforçar a hidratação; além de coisas simples, como ter cuidado para não sairmos de um banho quente e ficarmos expostos a um vento mais frio que entra pela janela, ou descuidar do chinelo, andando descalços pelo piso frio. Aos que fazem uso de medicamentos para controlar a pressão, glicemia ou colesterol, o momento é para seguirmos à risca o tratamento e deixar a saúde em dia!

E, sim, devemos mesmo respeitar as orientações da OMS, que é ficar em casa o maior tempo possível e deixar as saídas apenas para os casos de necessidade, como ir à farmácia ou ao mercado. E, se houver a possibilidade, peça ajuda aos parentes mais jovens para irem por você nesses locais, ou peça pela internet para ser entregue em casa, para evitar ao máximo a sua exposição. Observo muitos colegas da minha idade que não estão cumprindo tais recomendações, mas o momento é de cautela e precisamos nos resguardar. E o momento não é de encontro com familiares, filhos e netos. Sim, a saudade vai bater, mas precisamos entender que os jovens podem ser transmissores, ainda que não apresentem os sintomas. 

Se adotarmos essas medidas de segurança, que não são apenas para nós, mas a todos os nossos próximos, juntamente com uma dieta saudável, somando um pensamento positivo de que é apenas uma fase, tenho certeza que o momento pelo qual estamos passando, será menor do que imaginamos e sem tantas repercussões como estamos vendo em outros países.


E aí, você topa fazer a sua parte e, assim, não sermos o alvo desse coronavírus?

Com carinho,

Vovô Miguel

Leave a Comment