Caminhar ajuda a regenerar o cérebro
Que caminhar traz inúmeros benefícios à saúde, como melhora do colesterol, diabetes e imunidade, por exemplo, ninguém duvida. Mas, você sabia que a atividade, se realizada de forma regular, pode até mesmo ajudar a regenerar o cérebro e nos ajudar a lidar com o estresse das preocupações diárias, reduzindo a tristeza?
A conclusão é resultado de um estudo realizado pela Universidade de Princeton, que submeteu dois grupos de ratos ao experimento: um a atividades físicas, enquanto o outro ao sedentarismo. Depois de caminhar, os pesquisadores notaram nos animais a ativação no cérebro de neurônios, que inibem a ativação de células nervosas, antes excitadas.
Os pesquisadores testaram ainda incluir um estresse no ambiente para analisar a reação dos animais e constaram que os que caminhavam lidaram melhor com a situação porque foram ativados também neurônios calmantes.
Para potencializar ainda mais os efeitos da caminhada em relação ao estresse, o ideal é optar por locais arborizados e tranquilos para a prática da atividade do que em lugares fechados, como academias. É o que diz uma pesquisa realizada por neurocientistas da Universidade Heriot-Watt, que monitorou a atividade cerebral de 12 pessoas enquanto caminhavam por 25 minutos em um shopping center, em um espaço verde e em uma rua movimentada. De acordo com o estudo, o relaxamento e a meditação eram mais intensos nas pessoas que caminhavam em ambientes de natureza.