Exposição Lina Bo Bardi

Esta mostra aborda a vida, a obra e o legado da arquiteta, designer, curadora, editora, cenógrafa e pensadora ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992). Lina é autora de dois edifícios icônicos localizados na cidade de São Paulo: o MASP e o Sesc Pompeia—centro de cultura e lazer. Ambos revelam as características marcantes de sua arquitetura e de seu pensamento, com sua extraordinária fusão do modernismo europeu com a cultura popular brasileira. Casada com Pietro Maria Bardi (1900-1999), diretor fundador do MASP, Lina chegou ao Brasil em 1946, aos 31 anos. Aqui, ela mergulhou profundamente nas diversas culturas do país, fazendo de seu habitat sul-americano o ambiente de criação de sua linguagem única e radical. 

Esta exposição interpreta a produção de Lina como um processo de “desaprendizagem” de conhecimentos e de perspectivas ocidentais desenvolvido por ela desde sua chegada ao Brasil e aprofundado em suas viagens pelo Nordeste brasileiro e no período em que morou em Salvador, nos anos 1950 e 1960. Essa abordagem possibilita ler a obra de Lina como uma forma de ultrapassar as fronteiras das narrativas canônicas da arquitetura moderna e do museu, incorporando outros vocabulários e saberes, como o popular, o indígena e o afro-brasileiro.

IMPORTANTE: A disponibilidade de ingressos online é limitada. Se o dia e horário desejados não estiverem disponíveis, a compra pode ser realizada diretamente na bilheteria do museu. 
Visitantes com ingressos antecipados têm entrada preferencial. Passados 15 minutos de tolerância do horário, o visitante deverá pegar a fila regular.

Horário de funcionamento:

Ter: 10h-20h (bilheteria até 19h30)
Qua-sex: 10h-19h (bilheteria até 18h30)
Sáb-dom: 10h-20h (bilheteria até 19h30)
Segunda fechado

Às terças a entrada é gratuita mediante retirada de ingressos na bilheteria do MASP. 
A entrada dos visitantes na exposição será organizada por ordem de chegada. O ingresso garante o acesso à sala expositiva durante todo o período indicado, não sendo necessário chegar no horário inicial. O período de permanência na exposição e no museu é livre.

Classificação: Livre.

Leave a Comment